O Ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência no município de Quirinópolis\GO em 2011

Autores

  • Fabricia Ferreira Martins Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, Goiás, Brasil
  • Rafaela Silva Almeida Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, Goiás, Brasil
  • Lorranne Gomes da Silva Lorranne Gomes da Silva Profª. Ms. do curso de Geografia da UEG – UnU de Quirinópolis e do curso da Licenciatura Intercultural Indígena da UFG

Palavras-chave:

Geografia, Ensino Médio, Conhecimento, Saber

Resumo

O presente artigo evidencia os resultados da pesquisa monográfica que objetivou investigar o ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência, do município de Quirinópolis/GO. É notório as fragilidades e problemas pelos quais a Educação no Brasil tem passado; nesse âmbito, o ensino de Geografia não está fora desse contexto. Ensinar tornou-se cada vez mais um desafio para os professores que acabam por se transformarem em alvo principal para as soluções de problemas que, na maioria das vezes, são estruturais. Aprender para os alunos, no âmbito da atualidade, passa ser obrigação para cumprir o ano letivo, ou passar no vestibular. Diante dessas e outras problemáticas, surgiu o interesse de pesquisar como se dá o ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência? Qual a importância da disciplina Geografia na construção do processo ensino-aprendizagem dos alunos? Essas e outras questões que norteou a pesquisa mostraram as dificuldades dos alunos e do professor para a realização desse ensino. Para esse estudo foi utilizado o método qualitativo, com estudo de caso, na aplicação de questionários aos alunos (as) e a professora que ministra a disciplina no terceiro ano. A pesquisa teve como base teórica autores como CAVALCANTI (2002), KAERCHER (2004), PONTUSCHKA (2009), VESENTINI (2004), entre outros.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos