O Ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência no município de Quirinópolis\GO em 2011
Palavras-chave:
Geografia, Ensino Médio, Conhecimento, SaberResumo
O presente artigo evidencia os resultados da pesquisa monográfica que objetivou investigar o ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência, do município de Quirinópolis/GO. É notório as fragilidades e problemas pelos quais a Educação no Brasil tem passado; nesse âmbito, o ensino de Geografia não está fora desse contexto. Ensinar tornou-se cada vez mais um desafio para os professores que acabam por se transformarem em alvo principal para as soluções de problemas que, na maioria das vezes, são estruturais. Aprender para os alunos, no âmbito da atualidade, passa ser obrigação para cumprir o ano letivo, ou passar no vestibular. Diante dessas e outras problemáticas, surgiu o interesse de pesquisar como se dá o ensino de Geografia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Independência? Qual a importância da disciplina Geografia na construção do processo ensino-aprendizagem dos alunos? Essas e outras questões que norteou a pesquisa mostraram as dificuldades dos alunos e do professor para a realização desse ensino. Para esse estudo foi utilizado o método qualitativo, com estudo de caso, na aplicação de questionários aos alunos (as) e a professora que ministra a disciplina no terceiro ano. A pesquisa teve como base teórica autores como CAVALCANTI (2002), KAERCHER (2004), PONTUSCHKA (2009), VESENTINI (2004), entre outros.Downloads
Publicado
2012-12-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.