RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID 2020/2022: A VIVÊNCIA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBORA EM INHUMAS-GOIÁS

Autores

  • Elizane Moreira Nascimento Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás / GO

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v10i02.13124

Resumo

Este artigo é decorrente de um projeto que está sendo desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e é fundamentado na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento BNCC é uma realidade e sua implementação é uma missão imediata. Ainda que nele o foco do processo de ensinoaprendizagem no Ensino Fundamental é o desenvolvimento de competências e habilidades, é preciso adequar o planejamento e as ações do professor em sala de aula. O presente estudo é orientado pela Profa. Dra. Loranne Gomes da Silva, do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) da Cidade de Goiás, Campus Cora Coralina. Tem como objetivo analisar e compreender a Base Nacional Comum Curricular e os documentos
normativos, estadual e municipal, derivados da BNCC, com foco no ensino de Geografia do Ensino Fundamental II. A escola analisada fica localizada na cidade de Inhumas-GO, recebe o nome de “Escola Estadual Rui Barbosa”, e visa trazer a prática de análise para dentro da sala, juntamente com os acadêmicos e docentes da unidade escolar. Para tanto, estão sendo
realizadas reuniões, análise de livros e discussões sobre o ensino de Geografia para que
professores em formação possam entender o processo de ensino-aprendizagem dentro da
escola

Biografia do Autor

  • Elizane Moreira Nascimento, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás / GO

    .

Referências

,

Downloads

Publicado

2022-10-25