PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NO APRIMORAMENTO DAS APRENDIZAGENS GEOGRÁFICAS
A EXPERIÊNCIA COM A COMPONENTE PARTE DIVERSIFICADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v12i2.13532Resumo
O texto aborda conjunto de experiências implementadas em instituição de ensino fundamental sediada na área urbana de uma Região Administrativa do Distrito Federal, trata-se de atividade constituinte do programa curricular proposto para o oitavo ano do Ensino Fundamental, configurado com base no desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem. Objetiva-se avaliar o que foi trabalhado junto aos estudantes, apontar as potencialidades da proposta, assim como identificar e reorientar práticas a partir das lacunas evidenciadas. Metodologicamente articulou-se a discussão decorrente dos documentos normativos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com experiências de ensino-aprendizagem que viabilizaram ressignificar o papel do estudante, do professor e do conhecimento escolar. Como resultados aponta-se para o reconhecimento do Currículo em Movimento como um facilitador de práticas contextualizadas e significativas e a potencialidade de efetuação de projetos em sala de aula como um direcionador de aprendizagens dialógicas e referenciadas na vivência dos estudantes.
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