A GEOGRAFIA NA POLÍTICA CURRICULAR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
DAS DISPUTAS E CONQUISTAS À SUA FLEXIBILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v12i2.13600Palavras-chave:
Novo ensino médio, Geografia e Currículo, Ensino de Geografia, Reforma Empresarial da EducaçãoResumo
O presente artigo analisa a flexibilização da Geografia, enquanto disciplina escolar, na política curricular da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina. Metodologicamente, compreende estudo documental a partir de subsídios da análise textual discursiva e diálogo interdisciplinar com aportes da Geografia, Educação e Currículo. Argumentaremos que: i) a disciplina de Geografia se territorializou históricamente na política curricular brasileira e catarinense; ii) na Reforma do Ensino Médio em curso no país, a sua presença nos currículos deste nível de ensino vem sendo flexibilizada e; iii) na atual política curricular catarinense, a presença da Geografia se torna imprevisível, dependente da oferta de trilhas de aprofundamento e componentes eletivos. Evidenciamos que a Geografia deixa de ser uma disciplina obrigatória para se constituir enquanto um componente curricular de uma área do conhecimento e sua presença no percurso formativo é imprevisível na parte flexível do currículo.
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