A COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIVERLÂNDIA-GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v11i2.13715Resumo
Neste trabalho, averiguamos/analisamos a competência leitora de alunos do 2º ano do Ensino
Médio de uma escola pública da cidade de Riverlândia-Goiás, por meio de um corpus composto de dois textos – poema e crônica -, para os quais propusemos atividades de leitura que demandavam dos sujeitos da pesquisa o emprego de procedimentos estratégicos, conforme postos por Solé (1998). A análise dos dados facultou-nos constatar um nível de competência leitora insatisfatório, pois os resultados demonstraram um maior quantitativo de incoerência de respostas, conforme as possíveis leituras dos textos e os propósitos das estratégias estudadas. Concluímos, assim, a necessidade de que esses alunos, já prestes a ingressarem no curso superior, têm de um trabalho docente que priorize mais a leitura como produção de sentido, visto que ela abre portas ao mundo do conhecimento para além dos muros da escola
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.