A COMPETÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIVERLÂNDIA-GOIÁS

Autores

  • Marilda Alves Adão Carvalho Universidade Estadual de Goiás
  • Kárita Raissa de Souza Gomes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v11i2.13715

Resumo

Neste trabalho, averiguamos/analisamos a competência leitora de alunos do 2º ano do Ensino
Médio de uma escola pública da cidade de Riverlândia-Goiás, por meio de um corpus composto de dois textos – poema e crônica -, para os quais propusemos atividades de leitura que demandavam dos sujeitos da pesquisa o emprego de procedimentos estratégicos, conforme postos por Solé (1998). A análise dos dados facultou-nos constatar um nível de competência leitora insatisfatório, pois os resultados demonstraram um maior quantitativo de incoerência de respostas, conforme as possíveis leituras dos textos e os propósitos das estratégias estudadas. Concluímos, assim, a necessidade de que esses alunos, já prestes a ingressarem no curso superior, têm de um trabalho docente que priorize mais a leitura como produção de sentido, visto que ela abre portas ao mundo do conhecimento para além dos muros da escola

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Edição

Seção

Artigos