DOCES DOCENTES: “CAUSOS” MINEIROS E GOIANOS CONTEMPORÂNEOS DE UMA PROFISSÃO CADA VEZ MAIS AMARGA
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v11i2.13720Resumo
É tradição rural mineira e goiana a confecção de doces, principalmente o de leite, e a sua
“feitura” depende de uma série de ingredientes, que se não juntados e misturados no
tempo e temperatura certos, fazem o doce “desandar”. A intenção desse artigo não é
discutir a culinária mineira ou goiana, tampouco o processo de fabricação de doces, mas
sim a relação professor-aluno no contexto atual da hipermodernidade. Objetiva-se
mostrar as semelhanças dessa relação com o “doceiro” tradicional mineiro e goiano, com
a apresentação de causos protagonizados pelos autores desse artigo. Este texto não
privilegia a estrutura rígida acadêmica para artigos, entretanto as análises geradas a partir
da leitura dos “causos” utilizam fundamentalmente o conceito de Hipermodernid ade
(LIPOVESTSK, 2004). Aspectos da hipermodernidade são levantados por meio dos
causos e comparados metaforicamente com o feitio de “doces”. Entretanto não se
pretende de forma alguma reduzir o aluno ou o professor a meros “ingredientes”,
tampouco transformá-los em produtos. A metáfora está aqui inserida para exemplificar
na própria construção do texto os caracteres da hipermodernidade, seus exageros, medos
e tensões. Saindo do paradigma formal consagrado no meio acadêmico e fornecendo uma
reflexão num tom literário
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