IGUALDADE POLÍTICA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: EXPERIÊNCIAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS NA CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES EPISTÊMICAS CONTRA HEGEMÔNICAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v12i01.14176Resumo
O presente texto é resultado do encontro entre duas pesquisas de doutorado centradas em espaços indígenas e afro-brasileiros. Os grupos em questão foram e são, por nós entendidos, como espaços de subjetivação autônoma que resistem à matriz colonial do poder. Nossas pesquisas integram as discussões desenvolvidas pelo grupo de estudos Interculturalidade, Tempo e Lugar coordenado pelo professor Dr. Elias Nazareno da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um grupo de estudos que promove diálogos na perspectiva da interculturalidade crítica. Nossas reflexões possuem como elemento central os debates produzidos pelos teóricos do grupo modernidade/colonialidade/decolonialidade. Nossas pesquisas foram participantes e sistemáticas, uma vez que nos envolvemos e participamos efetivamente das atividades religiosas de terreiros de candomblé e da análise dos relatos de estudantes curso de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás sobre aldeamentos em Goiás.
Referências
nada
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista eletrônica oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, contribuindo assim para a democratização do conhecimento.