LUDICIDADE E ENSINO

O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E HISTÓRIA EM QUIRINÓPOLIS-GO (2022-2023)

Autores

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo UEG
  • Marcia Cristina Silva
  • Cláudio do Nascimento Brito Kanela UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.31668/rt.v12i2.14416

Palavras-chave:

jogos indígenas, interdisciplinaridade, educação física, história

Resumo

Nesse artigo, analisamos atividades desenvolvidas no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Educação Física e História da UEG (Quirinópolis-GO) entre novembro de 2022 e junho de 2023. Tratamos da formação inicial e continuada de professores a partir de atividades centradas em práticas lúdicas indígenas (jogos, esportes e danças), tendo como aporte teórico e metodológico, a abordagem interdisciplinar, a ludicidade e a interculturalidade. Esperamos inspirar práticas similares na educação básica ou superior com vistas à visibilização dos povos indígenas no Brasil, de suas histórias e suas culturas, bem como contribuir à implementação efetiva da Lei 11.645/08.

Biografia do Autor

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo, UEG
    Departamento de História UEG Jussara. Pesquisa do protestantismo em Goiás, missões cristãs entre os indígenas e interculturalidade.
  • Marcia Cristina Silva

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialização em Treinamento Desportivo(2002).Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (2014). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2020). É professora da Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudoeste - Sede Quirinópolis, atua como professora de Estágio Supervisionado; Diversidade, Cidadania e Direito; Fundamentos Históricos de Educação Física, Filosofia e Coordenadora Setorial do Curso de Educação Física da UE e , Orientadora do Programa Residência Pedagógica. Professora da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação na disciplina de Educação Física.

  • Cláudio do Nascimento Brito Kanela, UNEMAT

    Presidente da Associação Indigena do Povo Kanela do Araguaia Aldeia Pukanū (APKAAP), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Paraná (Unopar), especialização em Direitos Humanos e Direitos Fundamentais pela UNEMAT. 

     

Referências

ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. “Nunca foi tão divertido descascar batatas”: os jogos como possibilidade a ser explorada no ensino de História. Revista História, histórias, volume 7, número 13, jan. jun. 2019.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Edital CAPES nº 24/2022. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf. Acesso em 31/08/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDAU, Vera. M. . Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 678–686, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 11 jul. 2023.

CANDAU, Vera. M. F. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 28–44, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045. Acesso em: 11 jul. 2023.

CARNEIRO, Mônica Machado. Processos comunicativos comunitários do Povo Indígena Kanela: mobilização étnica e retomada territorial em contexto de conflito fundiário no Araguaia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Goiânia, 2021.

FAZENDA, Ivani (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

FREITAS, Carla Conti de. O papel da interdisciplinaridade para a formação docente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wtnDsGS2gjU. Acesso em: 29/03/2023.

GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história (org). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.

GIRALDIN, Odair. Fazendo guerra, criando imagens; estabelecendo identidades. A ocupação do Centro-Oeste e os conflitos com os Kayapó no século XVIII. História Revista, 6(1): 55-74, jan./jun.2001.

GOIÁS, Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás - ampliado. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020. (V. 1 – Educação Infantil; V. 2 – Ensino Fundamental – anos iniciais e, V. 3 – Ensino Fundamental – anos iniciais).

GOIÁS, Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás – etapa Ensino Médio. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2021.

ISNARDIS, Andrei. Semelhanças, diferenças e rede de relações na transição Pleistoceno-Holoceno e no Holoceno inicial, no Brasil Central. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 14, n. 2, p. 399-427, maio-ago. 2019.

KAYAPÓ, Edson; BRITO, Tamires. A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso? Caicó, v. 15, n. 35, p. 38-68, jul./dez. 2014. Dossiê Histórias Indígenas.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

PEREIRA, Tamiris. M. Gonçalves.; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves.; NAZARENO, Elias. Transdisciplinaridade e interculturalidade: experiências vividas e compartilhadas no curso de educação intercultural indígena – UFG (2018). Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–22, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17362. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17362. Acesso em: 19 set. 2023.

NAZARENO, Elias; ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves; GEMINIANO, Rilane Silva Reverdito. Complementaridade, resistência e protagonismo no tema contextual percepção cultural do ambiente (2018). Revista Territorial, Cidade de Goiás, v. 12, n.012, p. 52-73, 2023.

SARTORI JUNIOR, Dailor. Colonialidade e o marco temporal da ocupação de terras indígenas: uma crítica à posição do Supremo Tribunal Federal. Hendu – Revista Latino-Americana de Direitos Humanos, [S.l.], v. 7, n. 1, ago. 2018. ISSN 2236-6334. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/hendu/article/view/6005>. Acesso em: 21 set. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/hendu.v7i1.6005.

RIBEIRO, Karem Rafaela Rocha Ribeiro; MATOS, Lucilia da Silva Matos; PINHEIRO, Welington da Costa Pinheiro. O lúdico e a interculturalidade para a inclusão: uma etnografia junto a indígenas Warao em Belém-PA. HABITUS. Goiânia, v. 21, n.1, p. 112-124, jan./jul. 2023.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (org). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008, p. 161-166.

Downloads

Publicado

2023-12-01