LUDICIDADE E ENSINO
O POTENCIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DAS PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E HISTÓRIA EM QUIRINÓPOLIS-GO (2022-2023)
DOI:
https://doi.org/10.31668/rt.v12i2.14416Palavras-chave:
jogos indígenas, interdisciplinaridade, educação física, históriaResumo
Nesse artigo, analisamos atividades desenvolvidas no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Educação Física e História da UEG (Quirinópolis-GO) entre novembro de 2022 e junho de 2023. Tratamos da formação inicial e continuada de professores a partir de atividades centradas em práticas lúdicas indígenas (jogos, esportes e danças), tendo como aporte teórico e metodológico, a abordagem interdisciplinar, a ludicidade e a interculturalidade. Esperamos inspirar práticas similares na educação básica ou superior com vistas à visibilização dos povos indígenas no Brasil, de suas histórias e suas culturas, bem como contribuir à implementação efetiva da Lei 11.645/08.
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