Convergências e tensões na elaboração,  implementação e acompanhamento de  políticas públicas de Educação Ambiental

o contexto da CIEA/MS

Autores

Palavras-chave:

Políticas sociais, Meio Ambiente, Cidadania Ambiental, Mato Grosso do Sul

Resumo

Este ensaio visa discutir as políticas públicas de Educação  Ambiental (EA) e o papel das Comissões Interinstitucionais de  Educação Ambiental (CIEAs), especialmente a Comissão  Interistitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul  (CIEA/MS), nos processos de construção, implementação e  acompanhamento dessas políticas. Essas comissões devem  apresentar democracia organizacional, tendo como missão mais  ampla refletir sobre questões públicas, tematizá-las e subsidiar o  debate com o propósito de consolidar a EA em todo o território  brasileiro. Apesar das inúmeras dificuldades, a CIEA/MS alcançou  importantes conquistas, como a implementação da Política e do  Programa Estadual de EA no estado. No entanto ainda existem  desafios a serem superados, sobretudo no que diz respeito à  representatividade de seus membros e ao desenvolvimento de ações  de caráter social, cultural e político, de forma a oportunizar diálogos  com diferentes grupos sociais, com o governo estadual e com  instituições formadoras, de modo a ampliar e garantir melhorias no  campo das políticas públicas ambientais e de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinicius Campelo Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com parte do estágio no Departamento de Economia da Universidade de Foggia - Itália; possui Doutorado e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Saberes e Ciências - SACI/UFMS.

  • Lilian Giacomini Cruz Zucchini, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), especialista em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e doutora (doutorado direto) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Bauru), com período de estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Atualmente é professora dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

  • Suzete Rosana de Castro Wiziack , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora dos cursos de Licenciatura em Biologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora no Curso de mestrado/doutorado em Ensino de Ciências.

  • Maria Helena da Silva Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Possui doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP (2011) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Formada em Ciências Biológicas pela UFMS, atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - FAENG. Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

2025-07-04