Concepção da Educação Ambiental no 7º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel de Taquaral de Goiás

Autores

  • Nabio Vanutt da Silva Silva Nabio Vanutt da Silva Universidade Estadual de Goiás Câmpus Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a percepção dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática Educação Ambiental e a prática pedagógica dos docentes de Ciências Naturais, História e Geografia. A escola é local ideal de formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade, capazes de promover ações concretas. Nesta pesquisa busca verificar se a Educação Ambiental desenvolvida na escola está em consonância com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa campo foi realizada no Colégio Estadual Princesa Isabel. A metodologia utilizada pautou na coleta de dados com aplicação de questionários aos discentes e docentes do 7º ano e depois foi realizado o tratamento dos dados coletados fazendo uma análise e também do Plano Político Pedagógico (PPP) da escola com base nos PCNs (1988) em autores como Oliveira (1988), Cavalcanti (2002). A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos docentes é diferenciada com aulas dinâmicas, no entanto, não levando em conta o espaço vivido do discente o que torna abstratos a aprendizagem e também os discentes não estão conscientizados dos problemas, por isso não têm feito ações para mudar a realidade do ambiente.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica. 

Biografia do Autor

  • Nabio Vanutt da Silva Silva Nabio Vanutt da Silva, Universidade Estadual de Goiás Câmpus Goiás
    Graduando em História UEG Câmpus Goiás

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Publicado

2017-07-07

Edição

Seção

Artigos