Concepção da Educação Ambiental no 7º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel de Taquaral de Goiás
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica.Resumo
Este artigo tem o objetivo de compreender a percepção dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática Educação Ambiental e a prática pedagógica dos docentes de Ciências Naturais, História e Geografia. A escola é local ideal de formação de cidadãos críticos atuantes na sociedade, capazes de promover ações concretas. Nesta pesquisa busca verificar se a Educação Ambiental desenvolvida na escola está em consonância com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa campo foi realizada no Colégio Estadual Princesa Isabel. A metodologia utilizada pautou na coleta de dados com aplicação de questionários aos discentes e docentes do 7º ano e depois foi realizado o tratamento dos dados coletados fazendo uma análise e também do Plano Político Pedagógico (PPP) da escola com base nos PCNs (1988) em autores como Oliveira (1988), Cavalcanti (2002). A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos docentes é diferenciada com aulas dinâmicas, no entanto, não levando em conta o espaço vivido do discente o que torna abstratos a aprendizagem e também os discentes não estão conscientizados dos problemas, por isso não têm feito ações para mudar a realidade do ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Docente. Discente. Prática Pedagógica.
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