Oficinas didáticas de educação ambiental: uma forma de ensinar

Autores

  • Romário Rosa de Sousa Instituto de Ciências Humanas e Sociais - CUA/UFMT
  • Ed Ferreira Lopes Instituto de Ciências Humanas e Sociais - CUA/UFMT
  • Adanilza Baptista de Lima Rosa Madalena Acadêmica do Curso de Geografia Instituto de Ciências Humanas e Sociais - CUA/UFMT

Palavras-chave:

oficinas, ensino, conservação, educação ambiental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo principal desenvolver oficinas didáticas de educação ambiental como uma forma de ensinar.  Metodologicamente os trabalhos foram organizados 7(sete) etapas distintas: A metodologia foi desenvolvida em etapas: 1ª etapa: abordagem teórica sobre o tema em sala de aula, 2ª etapa: aquisição de materiais de baixo custo, 3ª etapa: coleta de sucatas em vias publicas, 4ª etapa: elaboração das oficinas didáticas em laboratório, 5ª etapa: atividade prática de educação ambiental no meio ambiente, 6ª etapa:  aplicação de questionário avaliativo, 7ª etapa: análises e discussão dos dados. Com isso participaram das oficinas 17(dezessete) pessoas, ambas justificaram que gostaram de participar dos trabalhos de educação ambiental nas oficinas de didáticas. Mediante a isso foi atribuída uma nota para sendo que 7(sete) deram a nota 10(dez), 6(seis),  nota 9, 3(três)  nota 8 e 1(um) nota 7. Das oficinas didáticas realizadas ficou em 1º lugar a coleta de resíduos sólidos com 7(sete) votos ou seja com 41,1%, em 2º lugar foi para o artesanato com sucatas com 6(seis) indicações ou seja 35,2% e finalmente a confecção do foguete de garrafa pet com 4(quatro) votos sendo a porcentagem de 23,5%.

Downloads

Edição

Seção

Artigos