O estágio supervisionado no curso de geografia como formção inicial para atuação na educação básica

Autores

  • Alessandra Rodrigues Guimarães Universidade Federal de Goiás - IESA
  • Valquíria Soares de Moura Universidade Federal de Goiás - IESA

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação docente, educação

Resumo

O estágio, para os cursos de licenciatura, tem como objetivo colocar os alunos/estagiários em contato com o seu futuro campo de trabalho, a escola, realizando o que se pode chamar de treinamento da prática docente desses alunos. Desta forma, todos os estágios realizados durante o curso adquirem extrema importância para a formação de professores, pois se constitui como um espaço de observação do funcionamento da escola e das diferentes formas como os professores exercem a sua prática educacional; um acúmulo de experiências capaz de formar nos estagiários o perfil de sua futura prática docente. O presente trabalho teve como objetivo relatar as experiências de estágio durante o desenvolvimento do Curso de Geografia, que foram divididas em quatro etapas, o Estágio Supervisionado I, II, III e IV. Constituíram como atividades do estágio, a caracterização da escola, bem como a observação e análise da realidade escolar, observação das aulas ministradas pelos professores regentes, à regência de aulas em todos os anos escolares observados e a elaboração e execução de um projeto o qual foi a conclusão.

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