O professor de geografia e o jovem-aluno no espaço geográfico da escola

Autores

  • Alexsander Batista e Silva Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

espaço escolar, professor de geografia, jovem-aluno.

Resumo

O presente artigo visa realizar uma discussão da escola na contemporaneidade, tomando como referência os sujeitos, suas ações e práticas e suas espacialidades. O artigo apresenta-se estruturado em duas partes, além das considerações finais: O professor e escola nas tramas da contemporaneidade; e O espaço geográfico da escola: o jovem-aluno e o professor. Na primeira seção, a ideia é apresentar alguns elementos sobre o professor a escola atual. Demonstraremos as densas relações estabelecidas entre essa instituição e o contexto externo. A escola é, ao mesmo tempo, produzida e produtora do espaço além de seus muros. Em meio a tudo isso, as ações e práticas do professor acontecem nas tramas do mundo e do espaço escolar. O espaço geográfico da escola e seus sujeitos são abordados na segunda seção. Nesta, procuramos apresentar alguns elementos sobre a escola pensada a partir da espacialidade dos sujeitos que lhe atribuem vida. A proposta foi de sinalizar, que é preciso o docente conhecer melhor o jovem-aluno. Assim como, advogar que o professor de geografia pode utilizar o espaço geográfico da escola enquanto um elemento na aprendizagem do jovem-aluno.

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Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos