A emergência do olhar e do protesto dos invisíveis na fabricação poética de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5590993Resumo
O presente trabalho analisa os poemas Favela e Abacateiro, presentes na obra Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, estabelecendo vínculos entre a poesia e os conceitos de visualidade (MIRZOEFF, 2016) e de fabricações visuais de protesto (RIFÀ-VALLS, 2018). Esta leitura realiza-se a partir da voz poética que aborda os espaços vividos, os lugares dos sujeitos apresentados revestidos por objetos visíveis e humanizados, para cumprir o papel de questionar o local desses (in)visíveis e criticar práticas normalizadoras na sociedade moderna, ao mesmo tempo em que aproxima estes elementos de uma ação política de denúncia. Tem como proposta a compreensão aprofundada das relações sociais e humanas e seus desígnios espaço-temporais em textos literários e da incorporação das manifestações à materialidade da poesia, ao mesmo tempo em que a poesia se torna força criadora para outros processos de narrativas visuais, ativistas e corporizadas.
Palavras-chave: Poesia de resistência. Fabricação visual. Protesto. Conceição Evaristo.
Abstract: This project analyzes the poems Favela and Abacateiro in the book Poemas da recordação e outros movimentos by Conceição Evaristo. It establishes some links between the poetry and the concepts of visuality (MIRZOFF, 2016) and protest’s visual making (RIFÀ-VALLS, 2018). This reading is made by the poetic voice embracing the lived spaces and the presented characters’ places covered by visible and humanized objects to fulfill their questioning role and criticize practices that are considered normal by modern society. At the same time, these elements are approached to a political action of complaint. It proposes a deep understanding of social and human relations and their designs of time and space in literary terms, as well as an incorporation of expressions in poetry’s materialness while poetry itself becomes a creative power to other processes of visual, activist and embodied narratives.
Keywords: Resistance poetry. Visual making. Protest. Conceição Evaristo.
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