FARINHA DE ORA-PRO-NÓBIS COMO INGREDIENTE NO PREPARO DE BOLO DE CHOCOLATE

Autores

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

O objetivo foi utilizar a farinha de ora-pro-nóbis (FOPN) no preparo de bolo de chocolate avaliando a sua influência nas características sensoriais do produto. Elaboraram-se bolos de chocolate sem ora-pro-nóbis (Amostra Padrão - P) e bolos contendo 2,5; 5,0 e 7,5% de FOPN, correspondendo as amostras experimentais A, B e C, em substituição a farinha de trigo. Na avaliação sensorial, 100 provadores não treinados, receberam as amostras de forma aleatória e realizaram os testes sensoriais de aceitação quanto aos atributos sabor, aparência, textura e aceitação global, utilizando a escala hedônica de 9 pontos. Os resultados foram analisados por ANOVA seguida de Teste Tukey (5% de significância). As médias das notas das amostras com FOPN foram significativamente inferiores (p<0,05) a amostra P em todos os atributos analisados, exceto em relação à textura que não diferiu significativamente da amostra A (p>0,05). Dentre os bolos contendo FOPN verificou-se que não houve diferença significativa para o atributo textura. A amostra A apresentou as maiores notas em relação às amostras B e C, que não diferiram entre si em todos os atributos. Conclui-se que dentre as amostras adicionadas de FOPN, aquela contendo 2,5% de farinha é a que apresentou a melhor aceitação.

Biografia do Autor

  • Martha Elisa Ferreira de Almeida, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
    Dra em Agroquímica, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Adjunta II, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Downloads

Publicado

2020-02-04