FARINHA DE ORA-PRO-NÓBIS COMO INGREDIENTE NO PREPARO DE BOLO DE CHOCOLATE
Resumo
O objetivo foi utilizar a farinha de ora-pro-nóbis (FOPN) no preparo de bolo de chocolate avaliando a sua influência nas características sensoriais do produto. Elaboraram-se bolos de chocolate sem ora-pro-nóbis (Amostra Padrão - P) e bolos contendo 2,5; 5,0 e 7,5% de FOPN, correspondendo as amostras experimentais A, B e C, em substituição a farinha de trigo. Na avaliação sensorial, 100 provadores não treinados, receberam as amostras de forma aleatória e realizaram os testes sensoriais de aceitação quanto aos atributos sabor, aparência, textura e aceitação global, utilizando a escala hedônica de 9 pontos. Os resultados foram analisados por ANOVA seguida de Teste Tukey (5% de significância). As médias das notas das amostras com FOPN foram significativamente inferiores (p<0,05) a amostra P em todos os atributos analisados, exceto em relação à textura que não diferiu significativamente da amostra A (p>0,05). Dentre os bolos contendo FOPN verificou-se que não houve diferença significativa para o atributo textura. A amostra A apresentou as maiores notas em relação às amostras B e C, que não diferiram entre si em todos os atributos. Conclui-se que dentre as amostras adicionadas de FOPN, aquela contendo 2,5% de farinha é a que apresentou a melhor aceitação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.