Atributos físicos de latossolo cultivado com cana-de-açúcar e adubado com dejetos de animais de criação intensiva
DOI:
https://doi.org/10.12971/2418Palavras-chave:
Saccharum officinarum (L.). Resíduos orgânicos. Parâmetros físicos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos físicos de Latossolo Vermelho distrófico (LVd) textura média, sob cultivo de cana-de-açúcar, localizado no município de Uberlândia (MG), após a aplicação de dejetos “in natura” e compostado. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com cinco tipos de adubo: cama de frango, cama de peru, adubo compostado, esterco bovino e testemunha, constituída por fertilizante mineral (MAP), todos os tratamentos sob presença ou ausência de gesso agrícola, misturado ao adubo e aplicado no sulco de plantio da cana-de-açúcar. As amostras de solo foram retiradas nas profundidades de 0-0,25 m e 0,25-0,50 m e em dois períodos do ano (seco e chuvoso). Os atributos físicos do solo analisados foram: densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e porosidade total. Os resultados foram submetidos à análise de variância e às médias dos fatores comparadas pelo teste de Tukey a 0,05 de significância. Observou-se que os diferentes tipos de dejetos influenciaram de modo distinto na qualidade do solo para os atributos físicos analisados entre o período seco e chuvoso do ano. O esterco bovino foi o adubo orgânico que melhor contribuiu para aumentar a porosidade total e reduzir a densidade do solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.