Characterization of amylase, lipase and xylanase produced by actinobacteria cultivated in licuri [Syagrus coronata - (Martius) Beccari] residues
Inglês
DOI:
https://doi.org/10.31668/rbc.v12i0.13183Resumo
Em busca de novas fontes produtoras de enzimas, Arthrobacter polychromogenes CDPI-30 e Streptomyces violaceoruber CDPA-32, foram individualmente cultivadas em resíduos do processamento do licuri [Syagrus coronata - (Martius) Beccari]. Desta forma, foi possível identificar algumas enzimas mas amilase, lipase e xilanase foram selecionadas para uma caracterização básica. As condições ótimas foram observadas em pH 6 e 7 e 40 – 70 °C para as amilases, pH 4 – 6 e 50 – 90 °C para lipases e pH 8 e 10 e 20 – 50 °C para xilanases. As melhores estabilidades, avaliadas sob diferentes condições foram, de certa forma, um reflexo das condições ótimas. Adicionalmente, não foi observada saturação pelos substratos nas faixas: até 15 mg/mL de amido solúvel e xilanae e até 9.95 µmol/mL de p-nitrofenil palmitato. Os resultados indicam que ambos, as actinobactérias e os resíduos agroindustriais, são boas escolhas para a produção de enzimas de interesse industrial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.