EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO MUCOADESIVA COM EXTRATO DE CURCUMA LONGA L. EM ANIMAIS PORTADORES DE MUCOSITE INTESTINAL EXPERIMENTAL INDUZIDA POR 5-FLUOROURACIL
Palavras-chave:
5-fluorouracil, Curcuma longa L., Formulação mucoadesiva, Mucosite intestinalResumo
Introdução e objetivos: a mucosite induzida por agentes anticâncer é um fator limitante na terapia antineoplásica¹. Vários estudos relatam a ação anti-inflamatória e antioxidante dos curcuminoides da Curcuma longa L.² Buscou-se neste trabalho avaliar os efeitos de uma formulação mucoadesiva com extrato de Curcuma longa L. em animais portadores de mucosite intestinal experimental induzida por 5-fluorouracil (5-FU). Metodologia: utilizou-se camundongos Swiss adultos, machos, idade 8-10 semanas, peso 35-40g. Para a indução da mucosite, os camundongos receberam três doses de 200mg/kg de 5-FU nos dias 4, 5 e 6, via intraperitoneal. Como tratamento, administrou-se a formulação por gavagem dos dias 1 ao 6. No 7º dia, foram eutanasiados por deslocamento cervical, coletada a primeira porção intestinal para proceder com análise morfométrica e histopatológica, dosagem de malondialdeído, e ensaios imunohistoquímicos para proteína Ki-67 e gene supressor tumoral p53. Resultados e discussões: o tratamento foi capaz de reverter o efeito danoso do 5-FU sobre a mucosa intestinal, reduzir o estresse oxidativo tecidual e possivelmente exerce efeito sobre o índice de proliferação celular. Conclusões: é possível comprovar o efeito terapêutico da formulação nos animais portadores de mucosite intestinal experimental, com ausência de toxicidade. Cabe salientar que ate o presente momento não existe tratamento medicamentoso efetivo para a mucosite, destacando assim, seu potencial para utilização em humanos no futuroReferências
SONIS, S. T. Regimen-related gastrointestinal toxicities in cancer patients. Current Opinion in Supportive and Palliative Care. v. 4, n. 1, p. 26–30, 2010.
ZHU, J.; BULTYNCK, G.; LUYTEN, T.; PARYS, J. B.; CREEMERS, J. W.; VAN DE VEN, W. J.; VERMORKEN, A. J. Curcumin affects proprotein convertase activity: elucidation of the molecular and subcellular mechanism. Biochimica et Biophysica Acta. v. 1833, n. 8, p. 1924-35, 2013.
Downloads
Publicado
2013-09-10
Edição
Seção
Ciências Farmacêuticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.