DEGRADAÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS PORFUNGOS BASIDIOMICETOS IMOBILIZADOS EM ALGINATO DE CÁLCIO.

Autores

  • Alberto Herrero Faleiro
  • Danilo Dantas Alves
  • Flavio Marques Lopes

Resumo

Introdução e objetivos: Os resíduos das indústrias têxteis são substâncias nocivas ao meio ambiente e ao homem e geralmente são descartados em afluentes, então se faz necessário a degradação destes constituintes, por meio de técnicas específicas. A biorremediação consiste no uso de agentes biológicos no tratamento do ambiente contaminado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de degradação dos corantes TingeCor vermelho e preto por fungos basidiomiceto imobilizados em alginato de cálcio. Metodologia: Consiste em cultivo, produção e manutenção de micélios de fungos basidiomicetos SC-5543 em meio sólido (ágar batata) e liquido (caldo batata), e posteriormente imobilização desses fungos em alginato de cálcio e acompanhamento da degradação por espectrofotometria. Resultados e discussões: A curva de calibração para análise dos corantes apresentaram R2 de 0,9987 para o vermelho, e 0,9997 para o preto com as respectivas equações Y=0,0041X-0,0078 e Y=0,0019x-0,003. A utilização dos fungos basidiomicetos SC-5543 imobilizados em alginato de cálcio proporcionou uma degradação de 35% do corante vermelho após 120 horas de contanto sob agitação constante, e 50,52% de degradação do corante preto nas mesmas condições. Frente a uma degradação de 11,91% do corante vermelho e 10,11% do corante preto, pelo fungo SC-5543 livre, nas mesmas condições da degradação dos agentes imobilizados. Conclusão: A imobilização do SC-5543 promoveu uma otimização no processo de degradação dos corantes, mostrando ser uma ferramenta eficaz na biorremediação de corantes têxteis.

Biografia do Autor

  • Flavio Marques Lopes
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás Faculdade de Farmácia

Referências

COVIZZI, L.G.; GIESE, E.C.; GOMES, E.; DEKKER, R.F.H.; SILVA, R.; Imobilização de células microbianas e suas aplicações biotecnológicas. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, Londrina, v. 28, n.2, p. 143-160, jul./dez. 2007.

GIANFREDA, L.; RAO, M. A. Potential of extra cellular enzymes in remediation of polluted soil: a review. Enzymeand Microbial Technology, v. 35, p. 339-354, 2004.

GONDIM, A. L. N.; BARBOSA, A. P. A.; PAZ, M. C. F.; Remoção biológica de corantes têxteis através do consórcio bacteriano entre pseudomonasaeruginosa e geobacillusstearothermophilusucp 986. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa - PB – 2007.

LOPES, F. M. ; JÚNIOR, M.A.P. . Imobilização de Células. In: Solemar Silva Oliveira. (Org.). Ciências Moleculares. Goiânia: CEGRAS, 2011, v. 1, p. 131-149.

ROSSI, M. J.; Tecnologia para produção de inoculantes de fungos ectomicorrízicos utilizando cultivo submerso em biorreator airlift.Dissertação (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Carina, Florianópolis, 2006.

SINGH, R. et al. Biofilms: implications in bioremediation. Trends in Microbiology, v. 14, n. 9, p. 389-397, 2006.

Downloads