DETERMINAÇÃO DO TEOR DE POLIFENÓIS E TANINOS DAS FOLHAS DE Rosmarinus officinalis L. (LAMIACEAE)

Autores

  • María del Carmen Herrera Rodríguez
  • Luiza Toubas Chaul
  • Edemilson Cardoso da Conceição
  • José Realino de Paula

Palavras-chave:

Rosmarinus officinalis, polifenóis, taninos, espectrofotometria

Resumo

Introdução eobjetivos: Asplantas têm uma enorme quantidade de compostos formados a partir de seumetabolismo secundário, os quais ajudam em seu desenvolvimento e crescimento,como os polifenóis e taninos1. O objetivo deste trabalho foideterminar o teor de polifenóis e taninos das folhas de Rosmarinus officinalis. Metodologia:Quantificou-se o teor de fenóis e taninos do pó com o método proposto por Hagermane Butler2 modificado. As leituras de absorbância foram realizadascom espectrofotômetro em comprimento de onda de 510 nm. Resultados e discussões: Os resultados do teste revelaram um teorde polifenóis e taninos da droga vegetal de 9.98% + 2.12 e 1.34% +3.49 (m/m) respectivamente. Em estudo anterior3 foi demonstradovalores inferiores para o teor de polifenóis e taninos (3.81% + 0.43 e0.49% + 0.01) o que, de acordo a literatura1, pode ser emfunção da variação da composição química da planta de acordo com a época, localde coleta, idade do material e condições climáticas. Conclusão: Os teores obtidos de polifenóis e taninos foram maioresem relação à literatura devido a diferenças  das condições ambientais onde foram cultivadasas plantas.

Biografia do Autor

  • María del Carmen Herrera Rodríguez
  • Luiza Toubas Chaul
  • Edemilson Cardoso da Conceição
  • José Realino de Paula

Referências

OLIVEIRA, S, C, M. Farmacognosia da planta ao medicamento. Florianópolis: Editora da UFSC. 4.ed., 2010.

MOLE, S., WATERMAN, P. G. A critical analysis of techniques for measuring tannins in ecological studies I. Techniques for chemically defining tannins. Oecologia, v.72, p.137–147,1987.

OLIVEIRA, C.R. Obtenção e caracterização do extrato seco padronizado da Rosmarinus officinalis L. (Lamiaceae). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, 2011.

Downloads

Publicado

2013-09-10