AVALIAÇÃO DE QUALIDADE E EFETIVIDADE DO MATERIAL INFORMATIVO SOBRE PREPARAÇÕES MAGISTRAIS PARA USUÁRIOS DE UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Alfabetização em informação, Bulas para medicamentos, Bulas para o paciente, Educação em Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.Resumo
Introdução e objetivos: A educação e informação do paciente é um meio para atingir o Uso Racional de Medicamentos, podendo ser realizada com apoio de um material informativo escrito1,2. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade e a efetividade do material informativo sobre formulações magistrais, dispensadas à pacientes atendidos pela Farmácia Universitária-Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás, por meio do nível de conhecimento e adesão ao tratamento.Metodologia: Estudo analítico, quantitativo, com coleta prospectiva de dados por meio de entrevista, no tempo zero (T0) e após 30 dias (T1), com N=52, no ano de 2013. Resultados e discussões: Observou-se que o conteúdo do material foi considerado relevante por 93,5% dos pacientes, assim como 88,5% o guardaram e 67,4% o leram. O nível de conhecimento sobre a prescrição passou de 9,7% para 32,3%, porém a adesão ao tratamento medicamentoso diminuiu (16,1% para 3,2%). Entre os pacientes que leram, não foi verificada associação estatisticamente significativa nestas duas variáveis no T0 e T1 (p=0,24 e p=0,84, respectivamente). Conclusões: Este estudo demonstra que o material informativo avaliado apresentou relevância para o paciente, porém não foi observada eficácia relacionada ao conhecimento sobre a prescrição e adesão ao tratamento medicamentoso. Propõe-se que sejam realizadosestudos de maior profundidade e estimulada maior atenção dos profissionais da área de saúde ao tema.Referências
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FRÖHLICH, S. E., PIZZOL, T. DA S. D., MENGUE, S. S. Instrumento para avaliação do nível de conhecimento da prescrição na atenção primária. Revista de Saúde Pública, v. 44, n.6, p. 1046–1054, 2010.
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Ciências Farmacêuticas
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