INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA E ÓBITOS EM PACIENTES DO HOSPITAL PÚBLICO DE BARRA DO GARÇAS – MT
Palavras-chave:
Interação Medicamentosa, Hospital Público, Óbitos.Resumo
Introdução eobjetivos: Interaçãomedicamentosa (IM) é evento clínico em que os efeitos de um fármaco sãoalterados pela presença de outro fármaco, resultando em aumento ou diminuiçãodos efeitos desejados e/ou os eventos adversos, contribuindo tanto para ofracasso no tratamento e aumento da mortalidade do paciente, quanto para osgastos hospitalares. O objetivo deste trabalho foi avaliar as IMs e a relaçãocom os óbitos em pacientes do hospital público de Barra da Garças – MT. Metodologia: Trata-se de um estudofarmacoepidemiológico, descritivo, retrospectivo. As informações foramcoletadas dos prontuários e analisadas. As IMs foram determinadas pelo programaMicromedex 2.0® e para as análises dos dados foram utilizado o programaestatístico Epi Info versão 3.5.2®. Resultadose discussões: Foram avaliados 600 prontuários de pacientes, sendo quedestes 556 receberam alta, 18 foram transferidos e 26 foram a óbito, sendo que80,7% dos pacientes que vieram a óbito tiveram algum tipo de IM. Ocorreu umtotal de 1057 IMs nos pacientes deste estudo, 10,3% ocorreram nos pacientes quetiveram óbito como desfecho clínico. Das 109 IMs destes pacientes, 22% tiveraminterações de severidade grave, 41,3% moderada e 36,7% foram classificadas como leve, respectivamente. Conclusões: com este trabalho, buscamosalertar a comunidade hospitalar sobre o risco da ocorrência de IMs,evidenciando a necessidade de se avaliar e monitorar a terapia medicamentosa.Referências
VIEIRA, L. B. et al. Interações medicamentosas potenciais em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva. Rev. De Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. Ribeirão Preto, 2012.
Downloads
Publicado
2013-09-13
Edição
Seção
Ciências Farmacêuticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.