COMPARAÇÃO DA ADEQUABILIDADE DAS AMOSTRAS DOS EXAMES CITOPATOLÓGICOS ANALISADOS PELOS LABORATÓRIOS CREDENCIADOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A UNIDADE DE MONITORAMENTO EXTERNO DA QUALIDADE
Palavras-chave:
câncer do colo do útero, exames citopatológicos, adequabilidade da amostra, controle de qualidade.Resumo
Introdução e objetivos: Embora o exame citopatológico seja o método mais difundido mundialmente para o rastreamento do câncer do colo do útero, sua vulnerabilidade aos erros de coleta, de preparação da lâmina e a subjetividade na interpretação dos resultados podem comprometer sua sensibilidade e especificidade. Este estudo teve por objetivo avaliar a concordância da adequabilidade da amostra e representação dos epitélios dos exames citopatológicos entre os laboratórios credenciados pelo Sistema Único de Saúde e a Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade. Metodologia: Foram analisados 25.141 exames citopatológicos selecionados no período de 2007 a 2011. Avaliou-se a magnitude da concordância utilizando o coeficiente Kappa. Resultados e discussões: A concordância da adequabilidade da amostra foi moderada (Kappa=0,30). Para a representação dos epitélios escamoso e glandular, a concordância foi considerada excelente (Kappa 0,90 e 0,96 respectivamente) e para o epitélio metaplásico foi considerada boa (Kappa 0,61). Problemas na adequabilidade da amostra podem levar um exame citopatológico que apresenta lesão, a ter um resultado inicialmente classificado como negativo ou insatisfatório1. A representação celular endocervical e metaplásica possibilita o diagnóstico de lesão que, feito precocemente, pode reduzir a incidência do câncer do colo do útero2,3. Conclusão: Os resultados mostraram a importância do monitoramento externo da qualidade como ferramenta na implementação de estratégias de controle interno de qualidade e aprimoramento das preparações técnicasReferências
MILLER, A.B. et al. Report on consensus conference on cervical cancer screening and management. Int J cancer, v. 86, p. 440-7, 2000.
SIEBERS, A.G.; DE LEEUW, H.; VERBEEK, A.L.; HANSELAAR, A.G. Prevalence of squamous abnormalities in women with a recent smear without endocervical cells is lower as compared to women with smears with endocervical cells. Cytopathology, v.14, n.2, p.58-65, 2003.
CARVALHO, N.S.; CALLAÇO, L.M. O tocoginecologista, o patologista e o exame de Papanicolaou. Rev Bras Ginecol Obstet, v.29, n.8, p.383-6, 2007.
Downloads
Edição
Seção
Ciências Farmacêuticas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.