FORMAÇÃO DOCENTE COMO PROCESSO CONTÍNUO E ELEMENTO-CHAVE PARA PLANEJAMENTO DE TEMPOS E ESPAÇOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/mediacao.2023.v18e1.13795Resumo
O presente trabalho visa contribuir com as discussões em torno da formação continuada de professores. Trata-se de pesquisa é bibliográfica que procurou compreender e refletir sobre formas de pensar em como a autonomia precisa ser cotidianamente construída como uma maneira de resistência e de ressignificação da profissão. A conquista de progressivos graus de autonomia é fundamental para a mobilização e envolvimento de todos da escola na construção coletiva e democrática de ações que venham atender aos anseios da comunidade. Bem como para efetivação da gestão democrática. Outrossim, a pesquisa revela a necessidade de chamamento à responsabilidade do Estado na perspectiva de garantia da oferta de maior apoio aos gestores, para que possam construir espaços significativos para sistematização da formação continuada, tornando-a mais eficiente e que atenda às reais necessidades de formação continuada do docente. Diante de tantas mudanças sociais do nosso tempo, perante tantos desafios, acredita-se que a formação continuada de professores pode elevar o nível educacional tão almejado por todos, pois, docentes com boas condições teórico-metodológicas e emocionais podem garantir a oferta de uma educação pública gratuita e de qualidade.
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