A RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Autores

  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda DTPB/IQ/UERJ, CEDERJ
  • Fátima Teresa Braga Branquinho UERJ

Palavras-chave:

Rede Sociotécnica, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Computadores, Educação a Distância, Antropologia das Ciências e das Técnicas

Resumo

Este trabalho utiliza o conceito de rede sociotécnica, tal qual proposto por Bruno Latour, para analisar a relação sujeito-objeto na Educação a Distância. O papel da utilização das Novas Tecnologias da Informação e comunicação é problematizado à luz da antropologia das ciências e das técnicas. Tal proposta nos permite ampliar o entendimento da nossa relação com os objetos técnico científicos que invadem o cotidiano, entendendo-os como híbridos, quase-humanos, quase-objetos que participam conosco da construção da realidade.Educação

Biografia do Autor

  • Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, DTPB/IQ/UERJ, CEDERJ
    Profa do Departamento de Processos Bioquímicos do Instituto de Química da UERJ. Possui Doutorado na área de Meio Ambiente (PPGMA/UERJ), Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos (EQ/UFRJ) e Especialização em Educação Matemática (FFSD-NF) e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância UFF).
  • Fátima Teresa Braga Branquinho, UERJ

    Profa Doutora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Ciências Biológicas, possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1999).
    Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Brasil

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Publicado

2013-05-02