LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO:

POSSIBILIDADES DE POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Em decorrência da série de evoluções que ocorreram nas maneiras de ler e escrever da atualidade, o trabalho em questão tem como objetivo discutir a respeito da utilização de textos multissemióticos no ensino de língua portuguesa, já que devido às modificações ocorridas na sociedade atual, a escola tornou-se um ambiente com necessidade de desenvolver letramentos múltiplos, institucionais e cotidianos. Com o desenvolvimento deste trabalho, espera-se contribuir teoricamente para que professores consigam compreender que a multissemiose está presente em seu cotidiano, que sua importância seja abrangente, atingindo o nível superior para contribuir com a formação de professores e refletir na sua prática em sala de aula, ao propor caminhos para a ampliação de seu fazer pedagógico, no que tange ao trabalho com o letramento multissemiótico. Para desenvolver tal trabalho, tivemos como embasamento teórico Rojo e Almeida (2012), Soares (2001), Dionísio (2005) e Braga (2013), dentre outros.

Biografia do Autor

  • DLLUBIA SANTCLAIR MATIAS, Universidade Estadual de Goias
    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora e Pesquisadora na UEG campus Porangatu e na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE – GO)
  • Anderson Chaves, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
    Professor Especialista em Educação e Linguagens, pela UEG Campus Porangatu.

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Publicado

2019-06-30