CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE RESIDÊNCIAS DA CIDADE DE ITUIUTABA (MG) QUANTO À ORIGEM GEOLÓGICA

Autores

  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro Universidade Federal de Goiás
  • Quedma Silva Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A construção civil se utiliza de inúmeros espécimes geológicos tanto na sua forma natural ou manufatura de telhas e tijolos, por exemplo. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os espécimes geológicos utilizados em três construções residenciais no bairro Jardim do Rosário da cidade de Ituiutaba/MG. A metodologia utilizada contou com os seguintes passos: (1) levantamento bibliográfico; (2) trabalhos de campo; (3) testes físicos, químico e magnético; registro fotográfico dos espécimes. Nas três construções foram identificados os mesmos tipos de espécimes geológicos representados por rocha ígnea vulcânica (basalto), rochas metamórficas (ardósia e gnaisse), areias, telhas e tijolos. Nas construções identificou-se o uso equivocado de gnaisse que está sendo denominado de granito, que é uma rocha de maior valor comercial. Os resíduos gerados são descartados para o aterro sanitário da cidade, mas parte dele apresenta ainda condições de ser utilizado.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro, Universidade Federal de Goiás

    Doutor em Geologia, professor do Curso de Geologia e do Curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Goiás (UFG)

  • Quedma Silva Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Química pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Campus Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2019-06-30