IMAGENS QUE FALAM: CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO-ILUSTRADO E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Edilson Alves de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Soraia Maria da Silva
  • Flávio Pereira Camargo Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

Literatura Infantil e Juvenil, Livro-Ilustrado, Leitor, Formação do Leitor, Novo Leitor

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas considerações sobre uma das novas formas de expressão literárias no âmbito da literatura infantil e juvenil: o Livro-Ilustrado, destacando-o como produto que contribui para a instauração de um novo conceito de leitura e para a constituição de um tipo de literatura, semanticamente, mais autônomo. Este estudo demostra que o Livro-Ilustrado exige daquele que lê novas demandas hermenêuticas e que pode ser usado para o desenvolvimento de habilidades e competências no processo de formação de um novo leitor 

Biografia do Autor

  • Edilson Alves de Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Doutorando e Mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Llingusítica da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. É professor de Teoria Literária no Curso de Letras da UEG (Câmpus Campos Belos). Também atua no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Infantil e Juvenil: práticas de leitura e ensino (UEG – Câmpus Pires do Rio). É membro do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea” (CNPq/UFG) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa/GEPELLP.</span>
  • Soraia Maria da Silva
    Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio.

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Publicado

2017-07-19