O MIGRANTE NORDESTINO EM IPAMERI-GO

Autores

  • Amanda Dias Brandão UFG
  • Ademir Divino Vaz UEG

Resumo

O artigo em questão é fruto de trabalho de conclusão de curso realizado na Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio, no período de 2015 e 2016. A pesquisa analisou os processos envolvidos na migração de nordestinos para o município de Ipameri – GO. A migração representa a esses retirantes oportunidade de transpor as dificuldades impostas em uma região que se caracterizou ao longo dos séculos por repulsar migrantes em razão de fatores sociais e naturais. A reprodução diferenciada do capital e seus arranjos criam espaços diferenciados que se completam ao total. Dessa forma, a região nordeste, marcada por enormes índices de disparidades sociais, caracterizou-se como reserva de trabalhadores livres e sujeitos aos fluxos de mobilidade em locais que encontrarão a probabilidade de uma vida melhor. Esta pesquisa trabalha com migrantes definitivos que residem em Ipameri. A migração faz com que ocorra o encontro de culturas, tradições e costumes distintos que produzem novas identidades e gera uma pluralidade e diversidade cultural, que se manifesta por meio de símbolos no espaço. Todo o trabalho teve como suporte teórico e metodológico a Geografia Humanista Cultural.

Biografia do Autor

  • Amanda Dias Brandão, UFG

    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pires do Rio, e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão, Goiás, Brasil. 

    amandahpp@hotmail.com

  • Ademir Divino Vaz, UEG

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), Goiânia, e Professor de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pires do Rio, Goiás, Brasil. E-mail: ademirvaz@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-07-19