AS CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO RESISTIDO NA DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE QUEDAS NO IDOSO

Autores

  • Alessandra de Oliveira Nunes Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEFFEGO)
  • Lilian Fernanda Pacheco Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Devido às suas consequências como a incapacidade funcional, a perda da autonomia e a possibilidade de levar o indivíduo à morte, a queda é um problema enfrentado e temido pela população idosa. O objetivo desse estudo foi pesquisar como a Educação Física e, mais especificamente, o Treinamento Resistido pode contribuir para a diminuição do índice de quedas no idoso. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática de artigos publicados no Lilacs, Bireme e Scielo e que continham as seguintes palavras chave: idoso, treinamento resistido e quedas e ainda, publicados nos últimos 13 anos. Observou-se que o Treinamento Resistido pode melhorar elementos como a força e o equilíbrio, variáveis de grande eficácia na diminuição do índice de quedas em idosos. No entanto, foi observado que há poucos estudos relacionando o treinamento resistido à redução de quedas em idosos, tornando necessárias mais pesquisas que abordem essa temática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Fernanda Pacheco, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora Adjunta da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEFFEGO)

Downloads

Publicado

18-12-2015

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO RESISTIDO NA DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE QUEDAS NO IDOSO. (2015). Movimenta (ISSN 1984-4298), 8(3), 291-302. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/3371

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)