ANÁLISE DOS EFEITOS DA PRÁTICA DE BOLÃO SOBRE CONTROLE POSTURAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS

Autores

  • Maiara Cristina Peguin Bellaver Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Maikon Gleibyson Rodrigues dos Santos Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • Rina Marcia Magnani Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás.

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da prática do Bolão no equilíbrio, na redução de quedas e qualidade de vida de idosos. Método: O estudo foi composto por 8 indivíduos, do sexo feminino, com idade média de 68 (±8,92) anos, divididos em dois grupos de quatro pessoas; o grupo controle (GC) e o grupo bolão (GB). A prática de bolão foi realizada para o GB por um período de 4 semanas, 2 vezes por semana, totalizando 8 sessões com duração de 60 minutos. A avaliação foi realizada antes e após a prática do Bolão. Para a avaliação destes indivíduos foram utilizadas a Escala Internacional de Eficácia de Quedas, Escala de Equilíbrio de Berg, questionário SF-36 e a Estabilometria. Resultado: O escore médio da escala de Quedas tanto para o grupo GC e GB sofreu um aumento, porém não apresentou significância estatística. O questionário de Berg, no entanto apresentou um aumento significativo no GB e um declínio no escore de GC; os escores do Sf-36 tiveram um aumento em 6 das 8 variáveis do grupo GB, e no grupo GC o aumento deu-se apenas em 2 variáveis. As variáveis estabilométricas do GC não apresentaram diferença estatística significante entre os momentos. Entretanto, no GB todas as variáveis estabilométricas dos dois momentos de coletas demonstraram diferenças estatísticas significantes (p<0,01). Conclusão: A prática de Bolão demonstrou ser eficiente na melhora do equilíbrio estático e, consequentemente, diminuindo a possibilidade de queda e otimizando a qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maiara Cristina Peguin Bellaver, Universidade Estadual do Centro Oeste
    Graduada em fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fisioterapia, R. Frei Everaldo, 3499, Chopinzinho - PR, Brasíl.
  • Maikon Gleibyson Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
    Graduado em fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás, Mestrando em Ciências e Tecnologias pela Universidade de Brasília e Pós-graduando em fisioterapia esportiva pela Universidade Estadual de Goiás. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UEG (PBIC/UEG), monitor de Anatomia III (Neuroanatomia) e do estágio de Fisioterapia Esportiva da UEG. Formação Kt1 e Kt2 no método Kinesio Taping. Participou da Liga de Fisioterapia Esportiva da UEG como vice presidente e presidente e foi integrante da Liga de Marcha UEG.
  • Rina Marcia Magnani, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás.

    Mestre em Engenharia Biomédica, doutoranda em ciências da saúde pela Universidade Federal de Goiás e docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás. Laboratório de Pesquisa Musculoesquelética – LAPEME, Av. Anhanguera, 3228 - Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, Brasíl.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

ANÁLISE DOS EFEITOS DA PRÁTICA DE BOLÃO SOBRE CONTROLE POSTURAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS. (2016). Movimenta (ISSN 1984-4298), 9(2), 138-150. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4825

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)