PROGRAMA DE MASSAGEM TERAPÊUTICA SHANTALA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Gisely de Andrade Costa
  • Renan Neves Urzeda
  • Frinye Regina de Moraes Santos
  • Jannaina Ribeiro da Cunha
  • Pollyanna Neta de Brito
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga

Resumo

O desenvolvimento de sistemas e técnicas para a aplicação de massagem em bebês tem adquirido importância nos últimos anos. A pele é um órgão sensorial primário para o bebê humano e, durante o estabelecimento da ligação afetiva, é a experiência tátil o elemento crítico para o processo de crescimento, desenvolvimento maturacional e construção da personalidade saudável. O objetivo do presente estudo foi descrever a experiência de uma equipe de Fisioterapia na aplicação do programa de massagem terapêutica Shantala em crianças préescolares de cinco meses a dois anos numa creche. A aplicação da massagem Shantala ocorreu na Creche do Poder Judiciário pelos acadêmicos de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Participaram do estudo 35 crianças, de ambos os sexos, com média de idade de 19 meses, que foram atendidas duas vezes por semana no período de três meses. Foi utilizado óleo/ hidratante solicitado aos pais para a aplicação das sessões de massagem. O tempo médio de aplicação foi de 15 minutos. As crianças permaneceram tranqüilas na maior parte das sessões de massagem (66%), houve melhora do padrão de sono (20%) e as crianças tornaram-se mais sociáveis e tranqüilas (37%). Apesar dos resultados se basearem apenas no relato das cuidadoras, a equipe de Fisioterapia verificou que a experiência de ter participado do estudo foi muito gratificante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

03-03-2018

Edição

Seção

Relato de Caso ou Experiência

Como Citar

PROGRAMA DE MASSAGEM TERAPÊUTICA SHANTALA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 3(2), 96-100. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7181

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>