AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL COM O CONTEÚDO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Authors

  • Alexander Klein Tahara UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Suraya Cristina Darido

Keywords:

Avaliação. Material didátoco digital. Práticas corporais de aventura urbanas. Educação Física escolar.

Abstract

Objetivo: Avaliar o processo de implementação de um material didático digital com o conteúdo das Práticas corporais de aventura (PCA) urbanas, em aulas de Educação Física de escolas da rede municipal e estadual de ensino de Ilhéus/BA. Métodos: Cinco professores participaram desta pesquisa, sendo que foram observadas e analisadas as aulas de dois destes professores. Como instrumento para coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada contendo 5 questões, aplicadas aos cinco professores, faixa etária de 25 a 42 anos, todos com formação acadêmica em Educação Física. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo. Resultados: Todos os cinco professores utilizaram o material didático para implementar o conteúdo de PCA em suas aulas, especialmente na parte teórica (com uso dos slides em power point, vídeos, charges e imagens). Na parte prática, cada um deles teve que adequar os planos de aula às suas realidades de locais de ensino, conseguindo obter resultados positivos em tal implementação. Conclusão: Acredita-se que há necessidade de realização de mais estudos e pesquisas que incidam foco nas PCA como um conteúdo a ser ministrado nas aulas de Educação Física escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-09-15

Issue

Section

Relato de Caso ou Experiência

How to Cite

AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL COM O CONTEÚDO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(2), 317-330. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9370

Similar Articles

1-10 of 592

You may also start an advanced similarity search for this article.