BARREIRAS À INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM UMA REVISÃO DE ESCOPO
Palabras clave:
Pessoa com deficiência; Inclusão escolar; Criança.Resumen
Objetivo: Identificar as principais barreiras enfrentadas para inclusão escolar de crianças com deficiência, na perspectiva dos professores. Metodologia: As pesquisas foram realizadas nos bancos de dados Scopus, Bireme e Pubmed, combinando os termos “children”, “disabled person”, “Social inclusion”, “Disabled Children”, “School”, “Cognitive Dysfunction”, “Psychomotor Disorders”, “Education of Intellectually Disabled”, “Health of the Disabled”, “Persons with Mental Disabilities”, “Intellectual Disability”, “Mainstreaming, Education”. Os artigos foram selecionados utilizando o software Rayyan. Resultados: Foram avaliados professores de crianças com deficiência de escolas públicas e privadas. A amostra inicial foi composta por 3.127 estudos e após os critérios de exclusão foram selecionados 12 artigos, que relataram sobre as barreiras para inclusão a ausência de recursos, conhecimento e estratégias por parte da gestão escolar e professores, falta de ferramentas para atividades pedagógicas e atividades práticas; além da carência de suporte, capacitação pedagógica e discrepância entre a proposta de inclusão presente na Legislação e a realidade vivenciada nas escolas. Conclusão: Apesar da legislação, ainda são necessárias estratégias para a inclusão escolar da criança com deficiência que aumentem este suporte a participação.
Descargas
Descargas
Publicado
Declaración de disponibilidad de datos
Os dados estão presentes no manuscrito
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Movimenta (ISSN 1984-4298)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.