FATORES INFLUENCIADORES NA QUALIDADE DE VIDA NA LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Mayara Cordeiro de Faria
  • Georgia Silva Menezes
  • Letícia de Araújo Morais

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Medula Espinal, Traumatismos da Medula Espinal

Resumen

A Lesão Medular Espinhal (LME) gera alterações físicas, psicológicas, sociais e econômicas, implicando em readaptação à funcionalidade e qualidade de vida (QV). Objetivo: Descrever os fatores que prejudicam a QV na LME traumática. Métodos: Revisão Narrativa, realizada de junho a outubro de 2018, nas bases de dados eletrônicas Pubmed, PEDro, Scielo e Bireme, utilizando descritores contidos no DECS/MeSH. Resultados: Identificados 1120 estudos, com amostra final constituída por 10 artigos. A amostra variou de 40 a 4976 pessoas com LME, com maioria do sexo masculino e idade média variando entre 31 a 50 anos. As causas mais frequentes foram acidentes de trânsito, quedas e armas de fogo. O nível e tipo de lesão mais prevalente, foram paraplegia e lesões completas, respectivamente. Principais instrumentos para avaliação da QV foram o WHOQOL-bref e SF-36. Pior QV está relacionada principalmente aos fatores físicos, como mobilidade reduzida e dor. Depressão e ansiedade também contribuem, porém em menor intensidade. O maior índice de reemprego foram para as pessoas com lesões incompletas menos graves, classificados em AIS D e E. Conclusão: A pior QV relaciona-se aos fatores físicos, com menor influência dos aspectos emocionais, entretanto todos os fatores devem ser observados, a fim de garantir a reinserção do indivíduo à sociedade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mayara Cordeiro de Faria

    Acadêmica de Fisioterapia

  • Georgia Silva Menezes

    Fisioterapeuta pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Residente Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada – Endocrinologia no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG).

  • Letícia de Araújo Morais

    Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), Docente do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Publicado

2020-09-14

Número

Sección

Artigo de Revisão

Cómo citar

FATORES INFLUENCIADORES NA QUALIDADE DE VIDA NA LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(2), 285-296. //www.srvojs.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9568

Artículos similares

1-10 de 618

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a