NECESSIDADE E MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação, Desejo, VontadeResumo
Este estudo investiga os fatores motivacionais que influenciam o retorno e a permanência de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando três estudos sobre o CEJA. Os resultados indicam que a motivação dos alunos está associada à busca por pertencimento e aceitação, sendo favorecida por estratégias como gamificação, vídeos motivacionais e a sala de diagnóstico. A gamificação estimula o engajamento ao tornar o aprendizado colaborativo, enquanto vídeos inspiram a continuidade dos estudos. Já a sala de diagnóstico permite adaptações ao perfil dos alunos. O estudo conclui que a escola desempenha um papel essencial na formação social dos estudantes, transformando motivação e necessidade em ação. Contudo, aponta-se a importância de mais pesquisas sobre os fatores que influenciam a permanência e o engajamento na EJA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.