NECESSIDADE E MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Educação, Desejo, Vontade

Resumo

Este estudo investiga os fatores motivacionais que influenciam o retorno e a permanência de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando três estudos sobre o CEJA. Os resultados indicam que a motivação dos alunos está associada à busca por pertencimento e aceitação, sendo favorecida por estratégias como gamificação, vídeos motivacionais e a sala de diagnóstico. A gamificação estimula o engajamento ao tornar o aprendizado colaborativo, enquanto vídeos inspiram a continuidade dos estudos. Já a sala de diagnóstico permite adaptações ao perfil dos alunos. O estudo conclui que a escola desempenha um papel essencial na formação social dos estudantes, transformando motivação e necessidade em ação. Contudo, aponta-se a importância de mais pesquisas sobre os fatores que influenciam a permanência e o engajamento na EJA.

Biografia do Autor

  • Jean Michel Galindo da Silva, UVA RJ

    Possui graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é PIBID da CEJA José Carlos Brandão Monteiro e Bolsista da Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. (jmsilvaon@gmail.com).

Downloads

Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Artigos