O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DO CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação. Psicomotricidade. Desenvolvimento.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o desenvolvimento do corpo em aspectos psicomotores e sua importância no processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre sua estrutura e funções motoras e cognitivas que são fundamentais neste processo. A motivação para desenvolver este tema surgiu após observações em um projeto de extensão sobre a Neuropedagogia, o qual despertou muito interesse nessa área e em seus aspectos, considerando sua extrema importância durante toda a infância. Justifica-se a pesquisa por ser um processo extremamente necessário e decisivo na vida da criança, portanto, merece um estudo aprofundado. Intenciona-se que o estudo possa contribuir significativamente na formação de profissionais no aspecto informativo para atuarem e estimularem as crianças com metodologias que contribuam para o seu desenvolvimento integral. A problemática está em analisar se os estímulos do corpo, especialmente no espaço escolar, conferem maior qualidade e desempenho psíquico e motor aos alunos? Trabalha-se por hipótese que a influência da psicomotricidade atualmente seja considerada elementar e não apenas acessória. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que levou em consideração os descritores: scielo+educação+psicomotricidade. Obras e artigos localizados foram selecionados com base na relevância teórica e atualidade da questão. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação de docentes e gestores para o amplo entendimento dessa poderosa ferramenta de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.