O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DO CORPO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Educação. Psicomotricidade. Desenvolvimento.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o desenvolvimento do corpo em aspectos psicomotores e sua importância no processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre sua estrutura e funções motoras e cognitivas que são fundamentais neste processo. A motivação para desenvolver este tema surgiu após observações em um projeto de extensão sobre a Neuropedagogia, o qual despertou muito interesse nessa área e em seus aspectos, considerando sua extrema importância durante toda a infância. Justifica-se a pesquisa por ser um processo extremamente necessário e decisivo na vida da criança, portanto, merece um estudo aprofundado. Intenciona-se que o estudo possa contribuir significativamente na formação de profissionais no aspecto informativo para atuarem e estimularem as crianças com metodologias que contribuam para o seu desenvolvimento integral. A problemática está em analisar se os estímulos do corpo, especialmente no espaço escolar, conferem maior qualidade e desempenho psíquico e motor aos alunos? Trabalha-se por hipótese que a influência da psicomotricidade atualmente seja considerada elementar e não apenas acessória. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico que levou em consideração os descritores: scielo+educação+psicomotricidade. Obras e artigos localizados foram selecionados com base na relevância teórica e atualidade da questão. Os resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação de docentes e gestores para o amplo entendimento dessa poderosa ferramenta de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Gilson Xavier de Azevedo, 64996180614

    Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO (2020); Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. Filósofo pela FAEME, e Pedagogo pela UVA-ACARAÚ e Teólogo pelo MACKENZIE, Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Ética e cidadania pela UFG, Filosofo Clínico pelo Inst. Packter, Neuropsicopedagogo e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Cândido Mendes. Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado da Faculdade Quirinópolis (Desde 2006) (gilson.azevedo@ueg.br) (64-996180614).

  • Jennyfer Estevam Ferreira

    Concluinte do Curso de Pedagogia pela UEG – e-mail: jennyferestevam2014@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Artigos