O uso de recursos visuais como metodologia para o ensino-aprendizagem de alunos surdos no Ensino Superior

Autores

  • Morgana Teodoro Guimarães Souza UEG
  • Gilson Xavier de Azevedo Orientador(a)

Palavras-chave:

Recursos Visuais. Surdo. Ensino Superior.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o uso de libras como suporte pedagógico para o ensino-aprendizagem de alunos surdos no Ensino Superior, buscando perceber através de uma revisão bibliográfica e a experiência como intérprete de Libras em sala de aula, a importância desses recursos. Justifica-se esse estudo dado que pesquisas mostram que o surdo compreende o mundo através da visão, diante disso buscou-se compreender como os professores podem usar esses recursos para promover uma educação mais inclusiva. Parte-se do problema de como o uso de recursos visuais pode ser utilizado como suporte pedagógico para o ensino-aprendizagem de alunos surdos no Ensino Superior. A hipótese padrão é considerar que o uso de libras potencializa a compreensão de conteúdos que só pela leitura labial ficariam prejudicados. Aponta-se por resultados a ampliação das discussões sobre a necessidade da inclusão de pessoas com deficiência também no Ensino Superior.

Biografia do Autor

  • Morgana Teodoro Guimarães Souza, UEG

    Pós-graduanda em Gestão e docência do Ensino Superior pela UEG de Mineiros, Goiás (morgana_teodorogs@hotmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-05-11

Edição

Seção

Artigos