Inclusão: direitos e desafios nas instituições escolares

Autores

  • Leilimar da Cunha Gonçalves
  • Solange Souza Silva de Carvalho
  • Gilson Xavier de Azevedo

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Aprendizagem. Desigualdade. Direitos e Desafios.

Resumo

De acordo com a Constituição federal, inclusão social é um conjunto de medidas políticas ou ações que objetivam a participação igualitária de pessoas, ou grupos excluídos na sociedade. Quando se trata de pessoas com deficiência, a inclusão social é o pressuposto para a garantia do direito à igualdade, previsto na lei, a todos os cidadãos. Para tanto, este projeto apresenta uma análise sobre os direitos e desafios que as unidades escolares têm ao receber alunos com necessidades especiais no ensino regular, e tem como objetivo o processo de ensino aprendizagem, desigualdade presente na vida cotidiana escolar e políticas que envolve todo o processo de inclusão. A barreira enfrentada por pais e alunos na busca por igualdade no ensino e aprendizagem, é árdua e constante, pois, existem vários desafios ao longo desta caminhada, e os direitos a eles garantidos muitas das vezes não são reconhecidos. A luta para que se possa ter essa igualdade que tanto almejamos, não depende somente de um, é uma força em conjunto que irá fazer com que realmente exista a inclusão nas escolas. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades, pelo contrário, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diferença. É a partir dessa realidade social, que se pode possibilitar a convivência entre todos os alunos e alunas. Pois, “a inclusão refere-se a um processo em que a inserção é total e incondicional, exigindo para isso rupturas no sistema, transformações profundas, dependendo de todas as pessoas com ou sem deficiências”. A transformação ocorre a partir da aceitação de que há diferença entre todos e todas, e por existir essa diferença, precisa-se de coerências e desenvolvimento de novas atitudes em cada dia de uma vida, pois, somente assim é possível transformar e ajudar os que necessitam de atenção especial, tanto no quesito, educação, como na sociedade.

Biografia do Autor

  • Leilimar da Cunha Gonçalves

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (leilaale1@hotmail.com).

  • Solange Souza Silva de Carvalho

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (soldecarvalho30@gmail.com).

  • Gilson Xavier de Azevedo
    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

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Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Artigos