LIDERANÇA E GESTÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Liderança, Ambiente Escolar

Resumo

A liderança na gestão escolar envolve diferentes variáveis: modelos de gestão escolar, clima organizacional, os processos democráticos envolvidos na atividade profissional da gestão, relação entre teoria e prática do gestor como líder de um ambiente educacional, a qualidade da educação e os resultados, critérios, metas e estratégias encontradas nos mais diferentes contextos etc. Nesse manuscrito, busca-se, por meio de uma revisão bibliográfica, relacionar os principais conceitos de desenvolvimento de pessoas. Explicitar a relevância da liderança para o ambiente escolar para melhor compreender seu papel na gestão escolar como contribuições de distintos matizes relacionados ao desenvolvimento de pessoas. O resultado alcançado e apresentado no estudo vai ao encontro da relação entre o papel da liderança na gestão escolar com os seus benefícios para o desenvolvimento da instituição escolar, assim como para a qualidade do ensino ofertado, de forma a articular os conhecimentos, perfis e experiências da gestão escolar por meio de uma temática central de reflexão, teorização e prática da liderança em ambientes educacionais de gestão.

Biografia do Autor

  • Helciclever Barros da Silva Sales, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

    Pós-Doutor em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor e Mestre em Literatura
    pela Universidade de Brasília. É Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –
    Inep. Foi Coordenador-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep). Também foi Coordenador de
    Instrumentos de Avaliação da Coordenação-Geral do Enade (Daes/Inep). É Pesquisador Membro da Poe Studies Association
    – PSA (EUA), da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e da Modern Language Association – MLA (EUA).

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, atuando nas linhas de pesquisa Processo Educacional e Formação de Professores e Política, Gestão e Avaliação da Educação. Pesquisador Associado - Cátedra UNESCO Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP. Membro dos grupos de pesquisa Geografia, Literatura e Arte (USP) e Juventude, Educação e Sociedade (UCB/DF). Participação e coordenação de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos de Graduação e Pós-Graduação, atuação e coordenação em formação de professores. Autoria, parecerista, atuação em organização, avaliação e curadoria de livros/capítulos acadêmicos e didáticos para graduação e pós-graduação e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atuação em consultoria para órgãos como Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Ministério da Educação.

  • Oslan Costa Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Campus Sede Formosa-GO). Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa I "História, Memória e Imaginários Sociais". Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Especialista em História da Bahia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/UESC/CNPq).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos