ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA

Autores

  • Larissa Maria Corrêa Bessa UEG
  • Andréa Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão Escolar. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é conhecer um pouco mais sobre o TEA (Transtorno do espectro autista), conhecer as vivências dessas crianças na escola, e analisar algumas abordagens pedagógicas para trabalhar com as crianças autistas. A pesquisa se originou a partir da vivência do estágio supervisionado na educação infantil, onde foi possível constatar as dificuldades dos docentes em alfabetizar crianças, principalmente pela falta de subsídios para compra de materiais para alfabetizar crianças que possuem este espectro, e de professores de apoio insuficientes para a demanda. O problema central é, se as abordagens pedagógicas dos educadores podem auxiliar no desenvolvimento educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares, considerando suas necessidades individuais. A hipótese seria que, os métodos pedagógicos adaptados, como o PECS, o CAA, o TEACCH, e a ABA podem ajudar na inclusão e desenvolvimento das crianças com TEA. A metodologia utilizada desta presente pesquisa é a explicativa de caráter bibliográfico. E seu resultado é o recorte do que foi analisado por meio dos dados analisados.

Biografia do Autor

  • Larissa Maria Corrêa Bessa, UEG

    Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidades Estadual de Goiás. (laricbessa16@gmail.com).

  • Andréa Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

    Pedagoga (UEG) e Mestrado em Educação. Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2022). Docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (andrea.ribeiro@ueg.br).

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Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos