DO CÉU À SALA DE AULA

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE POLÍGONOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12477

Resumo

O artigo discute parte dos dados de uma pesquisa realizada com um grupo composto por 8 bolsistas ID e uma professora supervisora, sendo os mesmos componentes de um Subprojeto do Pibid de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. O objetivo do mesmo é investigar de que maneira um coletivo de pibidianos, a partir de uma visão histórica do conceito matemático de polígonos, compreenderam-no não somente como registro geométrico, mas também resultado da vida social humana. O caminho metodológico da pesquisa foi um experimento didático-formativo que perdurou cinco semanas. A estrutura de análise é composta de episódio, cenas e flashes. Os resultados dão indícios da compreensão de que a organização proposta permitiu aos professores em formação a assunção de que o conceito de polígono teve seu surgimento atrelado às necessidades humanas e os tempos históricos.

Biografia do Autor

  • Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás

    Licenciando em Matemática na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Subprojeto: Matemática (PIBID/CAPES).

  • Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva do departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis. Coordenadora de Área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Subprojeto: Matemática (PIBID/CAPES).

  • Janine Barbosa Lima Fransolin, Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professora substituta do departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis. Professora Supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Subprojeto: Matemática (PIBID/CAPES).

Downloads

Publicado

2022-06-10

Edição

Seção

Dossiê Pibid UEG (2020-2021): desafios e experiências na educação básica em temp