DO CÉU À SALA DE AULA
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE POLÍGONOS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.12477Resumo
O artigo discute parte dos dados de uma pesquisa realizada com um grupo composto por 8 bolsistas ID e uma professora supervisora, sendo os mesmos componentes de um Subprojeto do Pibid de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. O objetivo do mesmo é investigar de que maneira um coletivo de pibidianos, a partir de uma visão histórica do conceito matemático de polígonos, compreenderam-no não somente como registro geométrico, mas também resultado da vida social humana. O caminho metodológico da pesquisa foi um experimento didático-formativo que perdurou cinco semanas. A estrutura de análise é composta de episódio, cenas e flashes. Os resultados dão indícios da compreensão de que a organização proposta permitiu aos professores em formação a assunção de que o conceito de polígono teve seu surgimento atrelado às necessidades humanas e os tempos históricos.
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