A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA TÉCNICA DELPHI
Palavras-chave:
Qualidade, Ensino superior, Indicadores, Técnica Delphi, InclusãoResumo
A qualidade na educação superior é um conceito dinâmico, multifacetado e em constante construção, exigindo uma abordagem que considere fatores pedagógicos, institucionais, políticos e sociais. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida por meio da Técnica Delphi, realizada pelo Grupo G2 da Rede de Pesquisa EaD, com especialistas do Brasil, Argentina, Honduras, México, Moçambique e Portugal. A investigação ocorreu em duas fases: a primeira, centrada nas concepções de qualidade no ensino superior no Brasil; e a segunda, com uma perspectiva internacional comparativa. Os resultados apontam para a centralidade de dimensões como inclusão, equidade, formação cidadã, valorização docente, gestão adaptativa e infraestrutura adequada. Destacam-se ainda as divergências quanto aos indicadores mensuráveis e a relação da educação com o mercado de trabalho. Conclui-se que a qualidade na educação superior deve ser compreendida como um processo complexo e coletivo, sendo a Técnica Delphi um instrumento pertinente para a construção de sentidos compartilhados.
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