A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA TÉCNICA DELPHI

Autores

Palavras-chave:

Qualidade, Ensino superior, Indicadores, Técnica Delphi, Inclusão

Resumo

A qualidade na educação superior é um conceito dinâmico, multifacetado e em constante construção, exigindo uma abordagem que considere fatores pedagógicos, institucionais, políticos e sociais. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida por meio da Técnica Delphi, realizada pelo Grupo G2 da Rede de Pesquisa EaD, com especialistas do Brasil, Argentina, Honduras, México, Moçambique e Portugal. A investigação ocorreu em duas fases: a primeira, centrada nas concepções de qualidade no ensino superior no Brasil; e a segunda, com uma perspectiva internacional comparativa. Os resultados apontam para a centralidade de dimensões como inclusão, equidade, formação cidadã, valorização docente, gestão adaptativa e infraestrutura adequada. Destacam-se ainda as divergências quanto aos indicadores mensuráveis e a relação da educação com o mercado de trabalho. Conclui-se que a qualidade na educação superior deve ser compreendida como um processo complexo e coletivo, sendo a Técnica Delphi um instrumento pertinente para a construção de sentidos compartilhados.

Biografia do Autor

  • Mara Lucia Fernandes Carneiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Professora Titular do Depto. de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia, Serviço Social e Comunicação Humana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Genessí Borba Gomes Alves Santos, Universidade Federal de Goiás

    Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/ UFG), na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”