RESPOSTAS DISCURSIVAS: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ALUNO DE LETRAS - DISCOURSE ANSWERS: A VIEW ON THE IDENTITY CONSTRUCTION OF THE LETRAS (LANGUAGES) STUDENTS

Autores

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Sujeito. Linguagem. Discurso. Identidade - Key words, Citizen. Language. Discourse. Identity

Resumo

RESUMO: Estetexto propõe uma reflexão que percorre as diversas vozes dos
alunos de Letras, a partir de respostas discursivas de provas, visando traçar
contornos do conceito de identidade e de sua relação constitutiva com o sujeito
e a linguagem. De acordo com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso
francesa, observamos o sujeito como parte constitutiva do discurso e, também,
como efeito de discursos que emergem no entrecruzamento da língua, da
sociedade e da história.


PALAVRAS-CHAVE: Sujeito. Linguagem. Discurso. Identidade.


Abstract: This text proposes a reflection that covers the diverse voices of the
Letras pupils, from discursive answers in exams, aiming to trace a profile of the
concept of identity and its constituent relation with the citizen and the language.
In accordance with the theoreticians of the Discourse Analysis of the French
trend, we observe the citizen as a constituent part of the speech and, also, as
effect of speeches that emerge in the language intercrossing, the Society and the
History.


Key words: Citizen. Language. Discourse. Identity

Biografia do Autor

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Doutoranda em Lingüística na FCL/UNESP - Campus de Araraquara e professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG - Unidade Universitária de Inhumas).

Downloads

Edição

Seção

Tema livre