A DIDÁTICA E OS PROCESSOS DIDÁTICOS SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE - THE SUBJECT DIDACTIC AND DIDACTIC PROCESSES BY THE PSYCHOANALYSIS VIEW

Autores

  • Lindalva Pessoni Santos Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Deslocamento. Didática. Processos didáticos. Linguagem. Impotência da verdade. - Key words, Didactic displacement. Didactics. Didactics processes. Language, impotence of the truth.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta algumas considerações no campo da psicanálise.
Fundamentando em Jacques Lacan (Seminário 17, O avesso da psicanálise) e
alguns outros estudiosos de suas perspectivas, propõe-se um deslocamento da
concepção de linguagem que sustenta o discurso da Didática e dos processos
didáticos. Lancei mão dos caminhos percorridos pela Didática, desde sua
criação, como a arte de ensinar , até problematizar os processos didáticos
hoje. O deslocamento levantado indaga a impotência de abarcar um saber, de
fechar questão a respeito de qualquer coisa que queiramos, pois a apreensão do
real é da ordem do impossível uma vez que apenas aproximamos de suas
bordas, em um jogo que entrelaça real, simbólico e imaginário. Outra vertente,
é a aposta da psicanálise na constituição do sujeito pela linguagem, rompendo
com a questão do psiquismo, do saber interior, da consciência individual, etc.
No entanto, apesar de lançar novos olhares sobre a Didática e os processos
didáticos, pontuo ser necessário aproximar o máximo possível de seus
postulados, pois é necessário fazer o processo ensino-aprendizagem acontecer.
é a Didática que busca sustentar este processo.


Palavras-chave: Deslocamento. Didática. Processos didáticos. Linguagem.
Impotência da verdade.


Abstract: This article debates some concepts of the Psychoanalysis field, based
more specifically in Jacques Lacan, Seminary 17, which is the up side down
Psychoanalysis and some other authors of Lacan s books. Didactics is debated
here, since its creation as the art of teaching up to questions of nowadays
didactic processes. The raised displacement inquires the impotence of
accumulating knowledge stocks and giving a final answer to whatever is
studied. This impotence is caused by the impossibility of apprehension of the
Real World and human beings can only approach to its edges, in a game that
interlaces Real World, Symbols and Imagination. Another point of this article is
the idea that psychoanalysis can constitute citizens thorough the language,
breaking with the idea of the psychism , of the self , of the individual
conscience, etc. Although this article proposes a new point of view on Didactics as a subject) and the didactic processes, it is necessary to keep Didactics
principles at the most, and not to abandon it, therefore the process of
teaching/learning must happen. Based on this, Didactics is the support for this
process.


Key words: Didactic displacement. Didactics. Didactics processes. Language,
impotence of the truth.

Biografia do Autor

  • Lindalva Pessoni Santos, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Especialista em Matemática e Linguagem para as Séries Iniciais, Professora de Didática e Prática de Ensino na Unidade Universitária de Inhumas - UEG

Downloads

Edição

Seção

Tema livre