EDUCAÇÃO COMO MERCADORIA PARA O TRABALHO - EDUCATION AS MERCHANDISE TO THE WORK
Palavras-chave:
Palavras-chave, trabalho. Governamento. Educação fundamental. - Keywords, work. Government. Primary education.Resumo
Resumo: Esse artigo trata de um viés na relação do trabalho contemporâneoe a educação fundamental, tendo como referência leituras da revistaIndústria Brasileira. Procura analisar como os discursos produzidos por essamídia preconizam, na pós-modernidade, a condução da educação. Da mesmaforma, busca identificar que expectativas eles apresentam em relação a umaqualificação e governamento dos sujeitos trabalhadores frente ao mercadocambiante. As ferramentas teóricas são incorporadas com autores comoSennett, que apresenta discussões sobre o campo do trabalho, como tambémVeiga-Neto e outros, que permeiam articulações sobre o conceito degovernamento. As lentes de análise são as dos Estudos Culturais, epretendem problematizar e enfocar novas visualizações sobre algumaspráticas educacionais relacionadas com o meio laboral.
Palavras-chave: trabalho. Governamento. Educação fundamental.
Abstract: This article is a bias in the relationship of contemporary work andbasic education, with reference to readings of Brazilian Industry magazine. Itexamines how the discourses produced by the media advocate, inpostmodernity, the conduct of education. Similarly, seeks to identify whatexpectations they have for a government "of the qualification andprofessional subjects facing the changing market. The theoretical tools areincorporated with authors such as Sennett, featuring discussions on the fieldof work, but also, Veiga-Neto and others, that permeate the joints on theconcept of governance. The lenses are the analysis of Cultural Studies, andwish to discuss and focus on new views on some educational practicesrelated to the working environment.
Keywords: work. Government. Primary education.
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